DÉCIMA  REUNIÃO ORDINÁRIA NA PRIMEIRA SESSÃO LEGISLATIVA DE 2025 DA DÉCIMA SEXTA LEGISLATURA DA CÂMARA MUNICIPAL DE PIEDADE DE PONTE NOVA ESTADO DE MINAS GERAIS - Aos  16 de Junho  de 2025
ABERTURA: Art. 45, parágrafo único do Regimento Interno - ´´Em nome de Deus, do Povo de Piedade de Ponte Nova, havendo número regimental, declaro aberta a reunião’’.
CHAMADA GERAL:
Flávio Magalhães da Cruz (PP) Presidente 2025/2026-(Presente);
Ramon Vieira da Veiga (PSDB) (Vice-Presidente)-(Presente);
Euclides Rodger Moreira da Veiga (PSD) (Secretário)-(Presente);
Domingos José Vieira (PDT);-(Presente);
Elvis Luciano Batista de Souza (PDT)-(Ausente);
José Carlos da Silva (PDT)-(Presente);
Lucimeire de Souza Boroni Mayrink (PDT)-(Presente);
Osmar Firmino (AVANTE)-(Presente);
Rodrigo Cristino da Silva (PP)-(Presente);
O Sr. Presidente fez a   chamada geral confirmando a existência de  quórum para abertura, instalação e da Ordem do Dia com a presença de oito Vereadores Municipais; estando ausente o Vereador Elvis Luciano Batista de Souza. O Sr. Presidente convidou para assento à Mesa Diretora a Srª Karine Monteiro, illmª Secretária Municipal de Educação, tendo destacado a presença ilustre dos representantes da Copasa na pessoa da ilustríssima senhora Rosângela, gerente regional da Copasa em  Caratinga/MG, acompanhada pela ilustre equipe formado pelo Sr. Silas (Staff da gerência que da apoio nas demandas dos municípios); Sr. Ariston(Técnico de tratamento de água, responsável pelo tratamento da água de Piedade de Ponte Nova); Sr. Valdério que trabalha com a parte ambiental, apoio no Programa Promanancial); o Sr. João Paulo (membro da equipe ambiental) e o Sr. Adão que é o responsável pelo sistema de Piedade de Ponte Nova. Também convidou para o assento à Mesa sr.  Marcinho Victor, prefeito da cidade de Abre Campo.
LEITURA DA ATA ANTERIOR: Leitura da ata anterior foi feita e colocada em votação nominal foi aprovada por unanimidade, sem observações.
Correspondência Recebida: 
Ofício n.16 da Secretaria Municipal de Saúde de Piedade de Ponte Nova (resposta ao Ofício n.058 - Remédios na Farmacinha Municipal).Dentre outras como do Conselho Municipal do SUAS. E resposta do DEER/MG ao ofício n. 57 desta Casa (via e-mail).
Correspondência enviada: Não há.
Matérias do Expediente: 
Requerimentos para debates nesta sessão:
Convite feito a COPASA, estando presentes os representantes da Empresa e  Convocação para esclarecimentos pela Secretária de Educação presente Iniciada a fase dos requerimentos o Sr. Presidente fez vários questionamentos a respeito da qualidade e da falta de água no município, bem como quanto aos investimentos feitos pela Copasa no município. A Srª Rosângela e demais presentes responderam com prontidão e competência se colocando sempre a disposição da comunidade. A Srª Rosângela enfatizou a importância do cidadão comunicar os problemas diretamente à Copasa sempre que ocorrerem, utilizando os diversos canais de comunicação do site da Copasa. Vários membros da equipe falaram destacando as ações do Promanancial e do projeto Coméia. O Vereador Euclides abordou com veemência a questão da qualidade da água muito ruim que chega em sua casa. O que será visto com urgência segundo a Srª Rosângela. O Sr. caetano Magalhães abordou a ocorrência de um problema na rua Nego Juvêncio o que será resolvido imediatamente segundo a Srª Rosângela e o Sr. Adão.  A participação completa encontra-se no vídeo anexo. A seguir o Sr. Presidente agradeceu a presença dos membros da Copasa  e aguarda as providências necessárias para o atendimento as demandas da comunidade. A seguir o Sr. Presidente explicou a presença da ilustríssima senhora Karine Monteiro, Secretária Municipal da Educação que se prontificou a responder as questões abordadas pelo Sr. Presidente, tendo ressaltado estar sempre à disposição para atender a Câmara Municipal e a comunidade. Os questionamentos versaram sobre a matéria do ofício se tratando do FUNDEB, do quadro de pessoal da educação e da municipalização. As respostas que não foram respondidas serão encaminhadas ao Legislativo Municipal conforme palavras da Srª Karine Monteiro. O Sr. Presidente agradeceu ao final sua participação e o atendimento ao Legislativo Municipal. Quanto a questão da municipalização foi dada a palavra a seguir ao  Prefeito de Abre Campo, Exmº Sr. Márcio Victor, convidado pelo Sr. Presidente, que falou de forma eloquente e afetiva da defesa do município pelos seus interesses, principalmente alertando para possíveis despesas futuras que o projeto mãos dadas pode ocasionar. Solicitando aos vereadores municipais muito cuidado com a matéria. Citando que quando lhe foi proposto tal projeto em Abre Campo, ele recusou de forma imediata. As considerações estão na íntegra em vídeo anexo.
Indicações: Não há.
Moções:Não há.